top of page
A CORREDOR TEM O PRAZER DE APRESENTAR
Logo-Corredor_SEM-Fundo.png

Festival Internacional de Teatro na Ilha de São Miguel com o objetivo de dinamizar e promover a qualidade da oferta artística. A programação privilegia espetáculos de várias origens e linguagens criativas contemporâneas, incidindo sobre questões de migrações e de género, promovendo a inclusão nas suas várias modalidades. Apresenta uma importante componente de formação e decorre em vários equipamentos culturais da ilha. 29 NOVEMBRO / 02 DEZEMBRO 2023 [+info aqui]

Residência Artística para Criação de Espectáculo – por Tiago de Faria e Rocio Matosas

Com direção de Tiago de Faria, e Direção de Arte de Rocio Matosas, esta é uma proposta de criação conjunta com a população da Ilha de São Miguel, nos Açores.

OUÇO-TE NA SOMBRA DA PRAÇA VAZIA MAS NÃO SEI DE TI é um espetáculo inspirado na obra "A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros", de Peter Handke e que se construirá, pensando e investigando a memória associada à emigração e à vivência da imigração atual na ilha, transformando o texto numa praça que se altera para acomodar os testemunhos dos habitantes da ilha.

A participação da comunidade da ilha acontecerá através da construção dramatúrgica a ser desenvolvida ao longo da residência artística. A criação do espetáculo, com diversas formas de consulta e participação do público em geral, passa pela construção dos cenários e figurinos a partir de um imaginário próprio, tirando partido da partilha de adereços e peças de roupa oriundos das caves e dos sótãos de cada um. Um espectáculo intrinsecamente participativo que contará igualmente com construção musical própria feita ao vivo com diversos participantes individuais e colectivos de diferentes zonas da ilha.

TEMAS A SEREM TRATADOS


- Com o formador Tiago de Faria:

  • Dramaturgia

  • Interpretação Teatro-Dança
     

Esta forma de estar na criação artística é particularmente relevante para o Teatro Manga, metodologia que Tiago de Faria recentemente tem desenvolvido no seu trabalho em contacto com comunidades migrantes e multiculturais da área de Lisboa.

São métodos de criação que se empenham em captar e expressar, de forma quase silenciosa e não narrativa, a qualidade das relações coletivas e o dinamismo da e na identidade multicultural de cada comunidade.

- Com a formadora Rocío Matosas:

 

  • Desenho Cenográfico

  • Desenho de Figurinos

  • Desenho de Luzes

 

Pensando na proposta para a criação do espetáculo inspirado em "A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros", de Peter Handke, investigaremos vários elementos que temos de ter em conta quando pensamos no espetáculo. Neste caso, desenvolveremos a par da construção dramatúrgica, um quadro teórico e prático adequado, que proponha o desenho cénico, de figurinos e luzes para a encenação. Abordaremos as várias componentes e relações que nascem da proposta de encenação, do processo produtivo e da experiência de quem trabalha na montagem.

FINACIAMENTO
Digital_PT_4C_V_FC_Cultura.png
dgartes_horizontal cmyk_edited.png
camara-municipal-de-ponta-delgada-logo-cores.png
ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
Logo-Corredor_SEM-Fundo.png
PARCERIAS
logo-coliseu-preto_edited.png
bottom of page