
SOBRE O WORKSHOP
.png)
CRÉDITOS
FORMADORES:
André Braga
Cláudia Figueiredo
COMPANHIA:
CIRCOLANDO - CENTRAL ELÉTRICA
Origem: Porto, Portugal
Línguas: Português / Inglês
___
HORÁRIO e LOCAL
De 01 a 03 OUT.
Dia 01 - Escola Secundária Domingos Rebelo - espaço interior - das 18h às 21h.
Dias 02 e 03 - exploração de outros espaços exteriores na natureza durante as tardes
NÚMERO DE PARTICIPANTES
8 JOVENS / ADULTOS com ou sem experiência prévia
PREÇO
70 euros ou c/ Desconto 55 euros (aplicável a estudantes, seniors 65+ e aos participantes de outras atividades CORREDOR / POP em 2025)
___
+ PROGRAMAÇÃO POP:
"FEEDBACK" - ESPETÁCULO CIRCOLANDO - DIA 05 OUT. às 21h30
CORPO-PAISAGEM-MEMÓRIA
Com André Braga e Cláudia Figueiredo
SOBRE A FORMAÇÃO
Muitos são os tempos e vestígios incrustados na paisagem. Muitos são também os corpos que nos habitam e de que somos feitos.
Na abordagem do corpo arquivo, vimos trabalhando em prole da liberação plena e intensa do arquivo, deixando emergir corpos e danças que temos e não conhecemos. O arquivo é dispersão. Dispersão de partículas, fragmentos, rastos, sombras. E a autobiografia mais do que uma narrativa é o que está inscrito no nosso fundo mais íntimo: traços, ecos, imagens que ficam. Corpos e paisagens são construídos por inumeráveis estratos de tempo, querendo-se experimentar diálogos entre um e outro na abordagem desta pluralidade de durações.
O que é que acontece se eu não apenas visitar a paisagem/o lugar/o espaço, mas tentar empurrar o meu corpo para dentro dele e, ao mesmo tempo, permitir à paisagem/lugar/espaço, empurrar-se para dentro do meu corpo? “Ler e ao mesmo reescrever o chão, reinscrevendo-se no chão.” A ideia é articular sessões de campo com sessões de estúdio. Habitar uma paisagem, respirá-la, observá-la, incorporá-la e deixar fluir o pensamento, registando por escrito memórias e devaneios. Trazer para estúdio matérias e pontos de partida para a criação de movimento, texto, som, improvisando e compondo a partir daí. Regressar à paisagem para a realização de exercícios coletivos de improvisação / composição.
Os trabalhos culminam numa aula aberta.
__
PÚBLICO ALVO
Indivíduos jovens ou adultos com ou sem experiência em artes performativas
INSCRIÇÕES
Aceda à ficha de inscrições através do link a baixo, preencha os seus dados e envie-nos o seu pedido. Um membro da equipa entrará em contacto consigo, tão depressa nos seja possível, com mais informações sobre esta formação. Para esclarecimento de dúvidas, envie-nos email para info@corredorcultural.com .
___
Nota: Dia 2 e dia 3 de manhã com a direção dos mesmos formadores decorrerão também workshops com formato adaptado para escolas (duração de 1h30) - isentos de inscrição.
.png)
CIRCOLANDO - CENTRAL ELÉTRICA
Sob direcção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo, Circolando – Central Elétrica desenvolve a sua actividade desde 1999 na área dos cruzamentos disciplinares, com foco no teatro dança. Para além das criações próprias, mantêm uma linha de apoio à criação de projetos de artistas associados e ativo um centro de residências e criação no Porto.
SOBRE OS FORMADORES
André Braga
Pós-graduado em Dança pela ESMAE, é diretor artístico da CRL - Central Elétrica. É encenador, coreógrafo, cenógrafo e performer. É na CRL que desenvolve o seu percurso artístico, que conta já com 30 criações originais que estiveram presentes em 21 países. O seu percurso distingue-se pela singularidade com que trabalha os cruzamentos disciplinares e as linguagens do corpo e do movimento. Uma forte presença tem sido também assumida por projetos que trabalham com a comunidade e fazem do território e das pessoas que o habitam a principal matéria criativa. As suas criações foram premiadas a nível nacional e têm sido co-produzidas por estruturas e teatros relevantes de âmbito nacional e europeu. A nível pedagógico, leciona o Módulo de Projeto no Curso de Artes Performativas da Universidade Lusófona e orienta regularmente Laboratórios de Movimento, Improvisação e Criação Transdisciplinar, em Portugal e no estrangeiro.
Cláudia Figueiredo
Diretora artística e responsável pelos Projectos de Conceção e Dramaturgia no CRL, é aqui que desenvolve o seu percurso artístico, que conta já com 30 criações originais que estiveram presentes em 21 países. O seu percurso tem-se distinguido pela singularidade com que trabalha os cruzamentos disciplinares e as linguagens do corpo e do movimento. Uma forte presença tem sido também assumida por projetos que trabalham com a comunidade e fazem do território e das pessoas que o habitam a principal matéria criativa.
Atualmente a frequentar o Doutoramento em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo também frequentado o Programa de Mestrado e Doutoramento em Sociologia da Universidade de Coimbra.
SIGA O FESTIVAL POP