Festival Internacional de Teatro na Ilha de São Miguel com o objetivo de dinamizar e promover a qualidade da oferta artística. A programação privilegia espetáculos de várias origens e linguagens criativas contemporâneas, incidindo sobre questões de migrações e de género, promovendo a inclusão nas suas várias modalidades. Apresenta uma importante componente de formação e decorre em vários equipamentos culturais da ilha.
INFINITA NARRAÇÃO ORAL - A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS [OFICINA DE 4 A 9 DE SETEMBRO]
O rio do conto que fazemos colectivamente continua a fluir entre nós cada vez que saímos para a rua ou entramos num bar. Cada vez que temos um encontro com outrem e esfregamos as antenas para nos informar, reconhecer, enriquecer, consolar, estimular, divertir, esclarecer… É só isso, fazer o que já sabíamos, e reconhecer que é uma atividade artística, como o canto e a dança. Apenas temos que aprender alguns passos e algumas melodias. Depois é só contar.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
-Identificação dos tipos de auditório.
-Construção do pacto com o público.
-Apoios e direções: A qualidade do olhar.
-Os três ritmos: Do público. Da história. Do narrador. Como explorar as suas relações.
-O capital do narrador: o repertório. Como ministrá-lo? Como poupá-lo? Como mal gastá-lo?
-A estrutura da narração:a ordem dos materiais. A estrutura rígida. A estrutura flexível.
-A oralização dos materiais não-orais...Como descongelar o texto escrito?
-Desenvolver ferramentas para incorporar memórias auxiliares, "artificiais", à memória própria, "natural”.
O propósito da oficina é apresentar estes temas de um modo trançado entre a teoria e a prática, sem que o entusiasmo da experiência oculte os conceitos gerais nem que as indicações técnicas frustrem a fluência das práticas.
Experimentaremos com o "castelo de baralho" da trama. Um estudo prático do que significa mudar o lugar dos materiais narrativos, do uso do flash-back a outros métodos menos óbvios.
Teremos também um trabalho de expansão do olhar, desde a proximidade da mesa do café ou do banco público, até os grandes auditórios. O objectivo é transformar a cumplicidade e manter a candura perante esta amplificação do receptor.
ALGUNS MÉTODOS E PRÁTICAS
Trabalhos de grupo / Trabalho individual de procura / Maneiras de falar a dois: Diálogo-interrogatório-confissão / A festa das evocações / A narradora secreta / A memória partida. Fendas e colas /
O auditório hostil e o auditório clínico / A mesa triangular
LOCAL: Auditório da Junta de freguesia de Santa Clara
HORÁRIO: Dias 4 a 9 de Setembro
Dia 4 Sessão de Contos por Quico Cadaval pelas 20h
Horário - Dias 5 a 8 das 18h30 às 21h30
(Sábado dia 9 - a confirmar com a disponibilidade dos participantes)
TOTAL DE HORAS: 17h / PREÇO TOTAL: 60 Euros
PARCERIA

APOIO
