top of page
CORREDOR-CULTURAL- color-logo-azores-white-background

SOBRE O ESPETÁCULO

POSTERS E MEDIA POP 24-1(1).png

Direção: Hermes Gaido


Coreografia e intérpretes originais: Luciano Rosso, Nicolás Poggi

Intérpretes atuais: Alfonso Barón, Luciano Rosso

Desenho de Luz: Hermes Gaido

Produção: Un Poyo Rojo / T4


___


Organização: Corredor Associação Cultural

em parceria com ESTÚDIO 13 - Espaço de Indústrias Criativas


Financiamento: Iberescena

UN POYO ROJO

UN POYO ROJO

SINOPSE

O espetáculo "Un Poyo Rojo" funde acrobacia e comicidade: ingénuo, kitsch, estereotipado ou algo ainda por nomear – tudo depende da leitura de quem vê.  Sem dúvida, uma impressionante variedade das possibilidades físicas e espirituais do ser humano.


Dois homens e um rádio ao vivo num camarim. Encaram-se, desafiam-se, combatem-se e seduzem-se.

Um cruzamento estimulante entre dança, desporto e sexualidade. Através da linguagem do corpo, esta peça explora os limites da linguagem contemporânea do movimento e das suas múltiplas interpretações.


Uma provocação e, simultaneamente, um convite ao riso – de nós próprios e do outro – reconhecendo, no entanto, a nossa totalidade.


Um espetáculo explosivo que une brilhantemente teatro, dança, acrobacias e desporto com sucesso de público tanto na Argentina como na Europa.

___


DURAÇÃO

60 minutos


TIPOLOGIA

Espetáculo - Teatro Físico


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

Maiores de 12 anos


___


BILHETEIRAS

  • ESTÚDIO 13Rua das Laranjeiras 31, Armazém 13, P. Delgada 

  • On-line: Vendas on-line encerradas dirija-se ao local do Espetáculo.

BILHETEIRA

Vendas on-line encerradas dirija-se ao local do Espetáculo.

Un Poyo Rojo (ARG)

11 OUT. às 21h30

ESTÚDIO 13 - Espaço de Indústrias Criativas

R. das Laranjeiras 31 Armazém 13, 9500-317 Ponta Delgada, Portugal

POSTERS E MEDIA POP 24-1(1).png
História da Companhia

O projeto nasceu em 2008, em Buenos Aires, quando dois intérpretes criaram um número para um espetáculo de variedades no Centro Cultural Laburatorio. Os criadores iniciais, Luciano Rosso e Nicolás Poggi, desenvolveram um dueto com toques de comédia, que explorava diferentes relações entre dois homens, através da dança e do teatro físico. A peça ganhou notoriedade, sendo apresentada em diversos espaços culturais da cidade e, rapidamente, selecionada para festivais como o Ciudanza e o Festival de Teatro de Rafaela


Em 2009, com o apoio do PRODANZA, começaram a trabalhar uma versão de longa duração. Em 2010, estrearam a obra completa e foram convidados a realizar uma digressão por Madrid, Barcelona e Valência, no âmbito da 1.ª edição do Circuito Ibero-Americano da Rede de Teatros Alternativos de Espanha.


Em 2011, Alfonso Barón junta-se à companhia, iniciando um novo ciclo de atuações ininterruptas na Argentina e América Latina. Em 2015, fizeram a primeira digressão mundial, passando por países como França, Itália, Suíça, Alemanha e Nova Caledónia. Em 2016, realizaram uma tournée de 86 espetáculos na Europa, atuando em salas de renome como o Théâtre du Rond Point, em Paris, e em festivais internacionais.


Para além das atuações, a companhia realiza workshops e, em 2015, dirigiu o espetáculo LIFEBAG com estudantes da Scuola Dimitri, apresentado em vários países europeus. Em 2017, foram convidados para o Festival Fringe de Edimburgo, consolidando a sua presença internacional. Desde então, continuam a percorrer o mundo com Un Poyo Rojo. 



unpoyorojo.com/

Hermes Gaido/ Diretor

Estudou na prestigiada Escola Municipal de Arte Dramática, EMAD, continuando posteriormente os estudos de interpretação com o mestre Pompeyo Audibert; Clown com Ricky Bherens; Sainete com Cristina Moreira e dança aérea com Brenda Angiel


Entre 1989 e 2008 participou em mais de 14 projetos, incluindo teatro, cinema, dança e o projeto Fabricando Sonidos que realizou uma importante digressão nacional e internacional que incluiu Brasil; Holanda; Coreia; Síria; Costa Rica; Nicarágua; Colômbia; Guatemala; Panamá e Peru.


De 2006 a 2009, foi  professor de Experimentação Cénica em Movimento e Percussão Corporal no Centro Cultural Laburatorio em San Fernando, patrocinado pelo Município de San Fernando. Integrou o grupo de pesquisa em teatro físico [despobladores], sendo convidados para o Festival 2008 Liverpool, Inglaterra.


No ano de 2009 dirige e interpreta, na companhia de teatro e música com objetos URRAKA, com Luciano Rosso, com inúmeras apresentações em Buenos Aires e várias cidades e províncias de todo o país, assim como no Brasil e Uruguai. Nesse mesmo ano fundam a companhia de teatro físico UN POYO ROJO, subsidiada pela PRODANZA em 2009, e selecionada pela Rede de Teatros Alternativos para rodar por quatro cidades de Espanha em 2010 (Madrid, Valência, Barcelona e Tenerife), no âmbito do 1º Circuito Ibero-americano da Rede, tornando-se um sucesso internacional que tem ininterruptamente mantido tourneés pela Europa, e pelo resto do mundo.



Alfonso Barón/ intérprete

Alfonso Barón é ator, bailarino e coreógrafo. Inicia os seus estudos na Faculdade de Artes Visuais e Design (Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza) em Arte Dramática (ator e professor de teatro). Integra o Elenco de Teatro da referida faculdade sob a direção do reconhecido ator e diretor Ernesto Suárez. É com esse  professor que estuda teatro no El Taller, onde realiza mais de 15 peças teatrais, participando em festivais e digressões pelo interior do país. Estuda dança e integra a companhia El Árbol dança-teatro dirigida por Vilma Rúpolo, continuando a sua formação em Buenos Aires onde estudou  Dança-Teatro no departamento de Artes do Movimento Maria Ruanova, Instituto Universitário Nacional de Arte (I.U.N.A.)


Integra o Ballet Contemporâneo dirigido por Roxana Grinstein. Cria obras e dança com coreógrafos como Pablo Rotemberg, Carlos Casella, Mayra Bonard, Ana Garat, Gabriela Prado, Roxana Grinstein, Andrea Servera, Juan Onofri, Exequiel Barreras, Susana Szperling, Luciana Benocilio entre outros. Integrou o Ballet Nacional de Dança Contemporânea dirigido por Victoria Hidalgo, Bettina Quintá e Ernesto Chacón Oribe. Trabalhou em cinema, coreografia, eventos e performances, deu aulas de treino físico e dança contemporânea, para companhias.


Foi intérprete em La Idea Fija, obra dirigida por Pablo Rotemberg, com 5 temporadas e vencedora de importantes prêmios em Buenos Aires. Junta-se à companhia UN POYO ROJO no ano de 2011, dirigida por Hermes Gaído, com Luciano Rosso, tendo realizado apresentações em Avignon; Madrid; Itália, Nova Caledônia, Mônaco, Suíça, Bélgica.


Codirige a companhia POYO FURIOSO (França, Alemanha, Itália, Argentina e Suíça), criando conjuntamente a peça de teatro físico LIFEBAG, estreada na Suíça em 2015 e apresentada no Festival Avignon Off, França, 2016 



Luciano Rosso/ intérprete

Estudou dança clássica com Liliana Cepeda e dança jazz com Analía González e Gustavo Carrizo, além de muitos outros estilos como afro, contemporânea, improvisação e dança espanhola. A técnica teatral foi realizada com Osqui Guzmán e Hermes Gaido, com quem posteriormente fundou a companhia Un Poyo Rojo.


Na televisão, foi bailarino em El Show de Videomatch; Operación Triunfo e Los Roldán, todos para a Telefé. Trabalhou em cinema e teatro. Como bailarino e coreógrafo participou de mais de 15 projetos com os quais girou pelo Brasil; Holanda; Coreia; Síria; Costa Rica; Nicarágua; Colômbia; Guatemala; Panamá e Peru.


De 2006 a 2009, foi formador de Experimentação Cénica em Movimento e Percussão Corporal no Centro Cultural Laburatorio, em San Fernando, patrocinado pelo Município de San Fernando. Integrou o grupo de pesquisa em teatro físico [despobladores], sendo convidados para o Festival 2008 Liverpool, Inglaterra.


No ano de 2009 dirige e interpreta na companhia de teatro e música com objetos, URRAKA, com Hermes Gaido, realizando espetáculos em Buenos Aires e várias cidades e províncias de todo o país, bem como no Brasil e Uruguai. No mesmo ano fundam a companhia de teatro físico UN POYO ROJO, subsidiada pela PRODANZA em 2009 e selecionada pela Rede de Teatros Alternativos para rodar por quatro cidades da Espanha em 2010 (Madrid, Valência, Barcelona e Tenerife), no âmbito do 1º Circuito Ibero-americano da Rede, tornando-se um sucesso internacional que tem ininterruptamente mantido digressões pela Europa e pelo mundo.



_____


Com o apoio financeiro:


ree

ORGANIZAÇÃO
CORREDOR-CULTURAL- color-logo-azores-transparent-background
PARCERIA
TM-breakpoint-1_10x.png
PARCERIA_ESTUDIO 13.png
etxe_gris.png
FINANCIAMENTO
Digital_PT_4C_V_FC_Cultura.png
dgartes_vertical PB-01.png
Sello_negro (1).png
BilingÅe_logo negro 1 tinta  (1).png
GRA2_edited.png
camara-municipal-de-ponta-delgada-logo-cores.png
Corredor Newsletter

Novidades em exclusivo!

Bem-vinda/o à Corredor - verifique a sua caixa de e-mail e/ou spam

  • CORREDOR no Instagram
  • CORREDOR no Facebook
  • CORREDOR na Vimeo
  • CORREDOR no YouTube

© 2025 Corredor Associação Cultural.

bottom of page