top of page
Katarina coliseu 11_edited.jpg

DIREÇÃO DE ARTE ROCIO MATOSAS 

Pensando na proposta para a criação do espetáculo inspirado em "A Hora em que não sabíamos nada uns dos outros", de Peter Handke, investigámos vários elementos a ter em conta quando pensamos neste espetáculo. Neste caso, desenvolvemos a par da construção dramatúrgica, um quadro teórico e prático adequado, que propôs o desenho cénico, de figurinos e luzes para a encenação. Abordámos as várias componentes e relações que nascem da proposta de encenação, do processo produtivo e da experiência de quem trabalha na montagem.

Após uma pesquisa sobre o que é o espaço público e suas transformações ao longo do tempo, "Ouço-te na sombra da praça vazia, mas não sei de ti", foi uma residência artística comunitária com mais de 30 pessoas em palco, incluindo a comunidade surda, com sua dramaturgia, música e espaço sonoro desenvolvidos ao longo da Residência POP. A contrução de figurinos e cenografia envolveu um acréscimo de vinte pessoas.

Residência em artes visuais com o objetivo de criar cenografia e figurinos para uma peça comunitária em regime de portas abertas, da qual participaram, além dos inscritos, muitos viajantes e curiosos que construíram adereços e figurinos a partir de materiais recicláveis para o espetáculo "Ouço-te na sombra da praça vazia, mas não sei de ti".

DIREÇÃO DE ARTE - Cenografia, Figurinos, Luzes

 

Rocio Matosas - Artista multidisciplinar, trabalha como artista visual, diretora artística, poeta, gestora cultural e professora. Licenciada em Artes Plásticas e Visuais na Escola Nacional de Belas Artes e Design de Teatro na Escola de Arte Dramática de Montevidéu.

Ao longo da sua carreira profissional viveu e trabalhou no Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Espanha, Itália e Portugal, além de participar em tours, residências artísticas e festivais na Europa e América. Dá formação nas diferentes áreas artísticas em que se especializa.

Foi premiada pelos seus projetos em Festivais e Competições no Uruguai, Estados Unidos, Argentina, Lituânia, Paraguai, Portugal, Rússia e Cuba. Desde 2019 dirige a Etxe School of Arts na sua cidade natal. Uma casa aberta à arte onde a formação em várias áreas artísticas converge com espetáculos, exposições e outros eventos culturais. Entre vários projetos artísticos de teatro e artes visuais que trouxe em digressão pela Europa, destaca-se uma produção teatral vencedora do Iberescena, que se realiza em Itália, Espanha e Grécia.

Rocio integra igualmente a equipa de Organização e Produção do Festival POP em 2023 na Co-Direcção Artística e na Coordenação técnica e de formação.

FINACIAMENTO
Digital_PT_4C_V_FC_Cultura.png
dgartes_horizontal cmyk_edited.png
ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
Logo-Corredor_SEM-Fundo.png
PARCERIAS
logo-coliseu-preto_edited.png
camara-municipal-de-ponta-delgada-logo-cores.png
bottom of page