Arquiteta, com experiência internacional diversificada, especializada na área do design, fabricação digital, arquitetura e urbanismo aplicada ao desenho sustentável e à economia circular. Completa em 2012 o seu Mestrado Integrado em Arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa com a apresentação do projecto final realizado em Roma e da tese “Arquitetura e Identidade - construindo lugares de Cultura”.
Durante o seu estágio profissional colaborou com o Atelier M-Arquitectos em Ponta Delgada (S.Miguel , Açores) com quem trabalhou em diversos projetos públicos e privados entre 2010 e 2012. Em 2013 regressa a Lisboa onde completou a formação especializada em modelação 3D e visualização arquitetónica Rhino Masterclass, com a Rhino Portugal. Recebe no mesmo ano uma bolsa de trabalho em Barcelona onde colabora como projetista para AZPML, o Atelier do Arquiteto espanhol Alejandro Zaera Polo. A partir de 2014 começa a trabalhar em nome individual e em 2015 recebe diploma em Boston no M.I.T. pela Fab Academy formação especializada em “Princípios e aplicações da Fabricação Digital” difundida internacionalmente a partir do Center for Bits and Atoms, sob a chancela da Fab Foundation e direcção do prof. Neil Gershenfeld. Entre 2016 e 2018 Maria Melo Bento trabalhou em parceria com várias instituições educativas privadas e públicas nos Estados Unidos e América do Sul como designer, instrutora e especialista em Fabricação Digital aplicada ao ensino e a projetos criativos de inovação social, nomeadamente o desenvolvimento do projeto piloto de um Fab Lab para o Community First Village em Austin, Texas.
Atualmente entre Montreal e Ponta Delgada, Maria Melo Bento colabora com a Corredor Associação Cultural em vários novos projetos para os Açores nos âmbitos do cinema, do design, das artes cénicas e da inovação sócio-cultural, nomeadamente nas três edições do POP - Festival Internacional das Artes e Ofícios do Espetáculo.
Portfolio





