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DIREÇÃO TIAGO DE FARIA 

COMPOSIÇÃO DE MÚSICA ORIGINAL MÓNICA REIS

A praça é um espaço vazio, alguém a atravessa, um corpo. Através do tempo a ação deste corpo é teatro o seu movimento é dança e o som que produz é música. Eis criada a obra de arte total: um corpo atravessa um espaço vazio enquanto alguém o observa.

Após uma pesquisa sobre o que é o espaço público e suas transformações ao longo do tempo, "Ouço-te na sombra da praça vazia, mas não sei de ti", foi uma residência artística comunitária com mais de 30 pessoas em palco, incluindo a comunidade surda, com sua dramaturgia, música e espaço sonoro desenvolvidos ao longo da Residência POP.

Esta forma de estar na criação artística é particularmente relevante para o Teatro Manga, metodologia que Tiago de Faria recentemente tem desenvolvido no seu trabalho em contacto com comunidades migrantes e multiculturais da área de Lisboa.

São métodos de criação que se empenham em captar e expressar, de forma quase silenciosa e não narrativa, a qualidade das relações coletivas e o dinamismo da e na identidade multicultural de cada comunidade.

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DIREÇÃO - Dramaturgia, Interpretação Teatro-Dança

 

Tiago de Faria - É encenador, ator, formador e professor universitário desde 1999, tendo trabalhado em Angola, Inglaterra,República Checa, Marrocos, Portugal e Espanha. Formou-se enquanto ator na Escola Superior de Teatro e Cinema, Lisboa e especializou-se em técnicas de treino de atores com um mestrado da Central School of Speech and Drama, Londres, onde também foi professor.

 

Foi premiado enquanto encenador por duas ocasiões em festivais de teatro de Espanha e Marrocos. Dirigiu diversos programas de investigação em Portugal e Inglaterra. Foi diretor artístico e de investigação de um centro de investigação nas áreas do teatro, performance e estudos artísticos com sede em Évora. Dos seus espetáculos destaca-se a colaboração com o maestro António Victorino D’Almeida, que compôs a banda sonora do espetáculo “Julieta” em 2010. Trabalhou e dirigiu atores de diferentes países usando diversas técnicas e linguagens como: o Kathak e o Kathakali da India, o Butoh e Bunraku do Japão, e Commedia Dell’arte de Itália. Tem publicado artigos no âmbito da pesquisa através da prática (PAR – practice as research) e está a terminar o doutoramento na área da composição cénica na Universidade de Winchester, no Reino Unido. Dirige a companhia profissional de teatro e dança Manga Theatre | Teatro Manga desde 2017, na qual encenou "A Sacalina", Lisboa, 2019 e "Emigrantes", Lisboa, 2022.

FINACIAMENTO
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ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
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PARCERIAS
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