top of page
dario1.png

FILMAR A PAISAGEM

SHOOTING THE LANDSCAPE

DURAÇÃO: 2 SEMANAS

Residência Internacional de Pesquisa Cinematográfica - Sete Cidades, São Miguel (Açores, Portugal)

Introdução

“Filmar a paisagem?” será a interrogação de origem e o detonador de processos de criação baseados na linguagem cinematográfica que propomos explorar nesta residência.
Filmar a paisagem é sempre filmar-se a si próprio, filmar-se através da paisagem, procurando no mundo ecos do que somos. Filmar a paisagem será sempre a afirmação de um ponto de vista a partir do qual se organiza a visão do mundo e nela a relação de quem vê com o mundo que vê e em que participa. Filmar a paisagem é aqui entendido como gesto primeiro, na medida em que representa a nossa relação com o que nos rodeia, a nossa forma de estar no mundo. Neste impulso, aparecem questões essenciais ao olhar cinematográfico: encontrar ou ser encontrado pelo lugar a partir do qual se vê e se filma, estabelecer a distância justa com o que se filma, decidir ou sentir o desejo de mover-se, transitar, deslocar-se no espaço ou, pelo contrário, construir as suas dimensões a partir de um ponto fixo, estabelecer as relações, frágeis e frequentemente em alteração, entre o fundo e a figura que se recorta sobre ele...
Todas estas são questões essenciais que atravessam a estética documental. Questões que estão nos seus fundamentos, que em obras acabadas podem mesmo passar desapercebidas, mas todas elas primordiais para poder transmitir aquilo que verdadeiramente se quer dizer com a obra, a sua verdade mais profunda.
Na residência que propomos, a paisagem está no centro, precisamente para nos permitir fixar, aprofundar, rebuscar e encontrar nestas questões as bases, os caminhos e inclusivamente as brechas dos nossos próprios olhares. Em S. Miguel este processo é especialmente intenso. Aqui, a relação com a paisagem é forte e é elemento central da experiência quotidiana, aquele em relação ao qual o resto se nomeia e se organiza, aquele capaz de alterar os dias e arrastar os pensamentos. Canalizar esta força para o processo criativo e experimentar criar a partir dela é a nossa proposta.

Filmes

bottom of page