top of page
Logo Corredor_Fundo Branco.jpg
fundo_2.png

OFICINA

REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO

Realizar um filme é construir uma representação do mundo a partir de um ponto de vista pessoal.

Introdução

"No início, imaginava que as luzes da sala de cinema se apagavam para que se pudessem ver melhor as imagens no ecrã. Observei com mais atenção os espectadores comodamente sentados nas suas cadeiras e constatei que havia uma razão muito mais importante: essa obscuridade permitia a cada espectador separar-se melhor dos outros e estar sozinho, estar simultaneamente entre os outros e separado deles.

Cada indivíduo , ao ver um filme, cria o seu próprio mundo. A partir de cada detalhe – de uma cidade ou de uma pradaria, de uma personagem ou de um tema – que aparece no ecrã, cada espectador absorve a informação para depois criar o seu universo. O cinema não nos informa apenas acerca de um único mundo, mas de vários. Não nos fala de uma realidade, mas sim de infinitas realidades."

 

Abbas kiarostami

Neste atelier pretendemos criar um espaço onde se pense o cinema como uma arte e um instrumento de representação, reflexão e compreensão do mundo que extrapola as fronteiras do meramente visível, onde a representação das coisas que pensamos banais e comuns nos permite afinal redescobri-las e surpreender-nos de novo. Um filme pode não alterar o mundo em si mesmo mas o seu decorrer, alterando a forma como o vemos e encaramos.

 

É no cinema documental que queremos que este espaço incida. Não como forma dogmática de um género mas sim enquanto representação de algo que nos é próximo, física e emocionalmente: uma pessoa, um grupo, um lugar, uma ação... Propomos fazer isso em grupo, através do registo, visionamento e discussão de imagens e sons que testemunhem a forma como vemos e compreendemos o mundo, como se de uma epifania se tratasse.

A técnica não é o essencial e ela não será o tema desta formação. A técnica interessa-nos apenas na justa medida em que nos permita captar imagens e sons sobre os quais possamos trabalhar.

 

Na sequência do trabalho que começámos em 2008, o objetivo este ano é mais uma vez suscitar e aprofundar o interesse pelo documentário nos participantes, e começar desta forma a criar um pequeno núcleo de potenciais realizadores que poderão fazer filmes que revelem olhares justos sobre a realidade em que vivem. O que queremos desenvolver com os participantes deste atelier é um genuíno sentido de escuta e um princípio de cumplicidade com quem e o que se filma. Fazer um filme é estar aberto ao mundo com curiosidade e espírito crítico, trabalhando pontos de vista sobre a realidade em que vivemos.

Corredor Newsletter

Novidades em exclusivo!

Bem-vinda/o à Corredor - verifique a sua caixa de e-mail e/ou spam

  • CORREDOR no Instagram
  • CORREDOR no Facebook
  • CORREDOR na Vimeo
  • CORREDOR no YouTube

© 2023 Corredor Associação Cultural.

bottom of page